Início Liderança Você é um introvertido? Então veja quatro maneiras de se tornar um...

Você é um introvertido? Então veja quatro maneiras de se tornar um líder carismático mesmo assim

0
2704
Você é um introvertido? Então veja quatro maneiras de se tornar um líder carismático mesmo assim

Se você se encaixa em um perfil mais tímido, reservado ou até sem muita aptidão social, talvez tenha dificuldades em ser visto como líder pela direção de sua empresa ou ainda, você mesmo, encare a falta de carisma como um empecilho para exercer esse tipo de função.

Veja em nosso post quatro maneiras de se tornar um líder carismático, mesmo que seja introvertido.

1 – Não tente ser alguém que não é

Entenda: ser carismático não tem nada a ver com ser extrovertido ou expansivo. Por isso, a primeira lição é se manter fiel a quem você é e destacar os pontos fortes de sua personalidade. De sua maneira, em pequenos grupos e de forma articulada, construa um relacionamento com sua equipe. Use a capacidade que é inerente aos introvertidos: observação. Baseando-se nisso, poderá saber mais sobre seus liderados ou futuro time, criando empatia e, sim, sendo carismático e querido.

2 – Estimule as pessoas a serem elas mesmas

Líderes extrovertidos, mesmo que sem querer, costumam ficar tão animadas sobre suas ideias que acabam impondo um estilo de trabalho, ainda que involuntariamente. Uma vantagem de ser introvertido, e respeitar isso em si mesmo, é poder aplicar isso a todos os membros da equipe, que não deverão se adequar a um estilo imposto, mas construirão junto a você um método de trabalho que melhor se adeque ao jeito de cada um.

3 – Destaque as qualidades das pessoas

Por ser introvertido, talvez seja mais fácil não “aparecer”. Mas, como líder, você não poderá fugir dos holofotes. Você pode, então, ressaltar qualidades dos que trabalham com você, dando voz a outras pessoas em reuniões, por exemplo. Nesse ponto, cuidado apenas para não se retrair e deixar de falar. Fora essa cautela, você terá a seu favor outro ponto do carisma: levar consigo e dar os louros a quem participa do processo com você.

4 – Mostre seus pontos positivos

Não se trata de autopromoção ou arrogância, mas romper com estereótipos muitas vezes é trazer a público o que realmente você faz. De forma clara e objetiva, informe com a introversão pode auxiliar na liderança, uma vez que você tende mais a ouvir do que falar. Essa característica é um ponto forte, pois com ela você é capaz de deixar seus liderados mais à vontade. E isso é um ponto alto para desenvolver seu carisma e agir de forma a criar maior empatia com sua equipe. Essa pode ser uma arma, por exemplo, na hora de determinar tarefas em um projeto que deve ser feito antes do previsto, pois você saberá exatamente qual capacidade de cada um e como melhor aplicá-las.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui