quarta-feira, agosto 17, 2022

Procura por pessoas criativas? Veja quais características priorizar

O seu quociente de inteligência (QI) – a habilidade com que você consegue processar informações – é sem dúvida uma característica muito importante para o mercado de trabalho, mas está longe de ser o elemento mais valioso para o sucesso criativo de um indivíduo.

As pessoas criativas também possuem outras características, como o próprio quociente de curiosidade (QC) e o quociente emocional (QE). Quando esses três quocientes trabalham em conjunto um indivíduo consegue fortalecer sua capacidade de pensar de maneira crítica, descobrir novas ideias e tomar ações proativas.

Possuir um nível alto em um quociente (como inteligência) pode ser positivo, mas é menos impactante do que incorporar os três com a mesma proporção. A capacidade de balancear inteligência, curiosidade e empatia permite que você entenda como lidar com problemas rapidamente, utilizando seu conhecimento existente para encontrar soluções, além de superar riscos e executar ideias.

Por que o QE e o QC são tão importantes quanto o QI? De acordo com o CEO da Hogan, Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, “As pessoas com quociente emocional alto são mais empreendedoras, portanto, são mais proativas em explorar oportunidades, assumir riscos e transformar ideias criativas em inovações reais”. O quociente de curiosidade, por sua vez, segundo Chamorro “é uma ferramenta essencial para pensar em soluções simples para problemas complexos”.

Enquanto o QI é um fator que costuma ser fixo ao longo da vida, o QC e o QE, felizmente, podem ser ativamente aperfeiçoados com o tempo.

Aperfeiçoar seu QC

Para desenvolver o seu quociente de curiosidade, você precisa exercitar a maneira como você enxerga o mundo e os problemas, buscando oportunidades para aprender e explorar.

Ler com frequência, viajar (seja visitando vários países ou simplesmente conhecendo uma nova cafeteria de sua cidade), e fazer perguntas simples são ótimas maneiras para desenvolver seu QC. Contudo, a maneira mais fácil de desenvolver o QC é consistentemente fazer perguntas, mesmo de coisas das quais você já sabe a resposta.

Aperfeiçoar seu QE

Desenvolver seu QE é um pouco mais difícil do que desenvolver seu QC, mas é possível. Para fazer isso, você precisa desenvolver sua capacidade de se conectar e interagir com outras pessoas.

Cultivar uma vontade e curiosidade de saber o que os outros têm a dizer e observar seus comportamentos é importante, assim como imaginar a si mesmo na vida de outras pessoas.

Com Inc

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas