sábado, março 2, 2024

O impacto da pandemia no mercado de estágio

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios – Abres

Desde a chegada da Covid-19 no Brasil, em março de 2020, muitas coisas mudaram em nossas vidas. No mercado de estágio não foi diferente. Com a crise causada pela pandemia, diversas pessoas precisaram abandonar os estudos e outras foram dispensadas pelas empresas. No entanto, nesse período também surgiram oportunidades positivas.

A consolidação do home office

Com a aparição do Coronavírus, a maior parte das corporações precisou se adaptar de uma hora para outra aos novos modelos de atuação e às rotinas dos seus colaboradores. Desde então, várias delas não voltaram ao formato antigo e adotaram ao home office ou híbrido. Isso aconteceu, pois os gestores perceberam como os negócios podem funcionar mesmo com parte da equipe longe dos escritórios.

Aliás, essa possibilidade é muito interessante quando falamos de estágio. Dessa forma, um morador de uma cidade pequena, sem grandes empreendimentos, pode ingressar no mundo empresarial em um grande centro. Por meio da Internet, esse indivíduo terá sua experiência e viverá na prática o cotidiano da sua futura profissão.

Essa iniciativa é uma aliada também da educação. Isso porque, para participar da modalidade, é necessário estar regularmente matriculado em uma instituição de nível superior, profissional, médio, da educação especial ou dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA. Sendo assim, diminui o fenômeno da evasão escolar, acentuada pelos acontecimentos recentes.

Por outro lado, as corporações também saem ganhando com essa relação. Muitas vezes, os recrutadores enfrentam dificuldades para preencher as vagas por não encontrarem alguém com o perfil desejado. Abrindo o leque de opções para qualquer localidade, aumenta a chance de obter o candidato ideal.

Nesse momento, é fundamental ter cuidado com alguns pontos. Para realizar um processo seletivo digital assertivo, é interessante contar com a ajuda de um agente de integração. No site da Associação Brasileira de Estágios – Abres, temos vários associados espalhados pelo país. Todos eles são de extrema seriedade, confiança e contam com expertise no segmento.

Depois de escolher o estagiário, vem a parte burocrática

Após a decisão de quem será o novo membro da companhia, é a hora de firmar o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Ele deve ser assinado pelas partes envolvidas: aluno, concedente, instituição de ensino e intermediador, se houver. Esse acordo não cria vínculo empregatício e, por isso, a contratante fica isenta de encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário.

No TCE estão todas as informações sobre o compromisso. Portanto, é preciso estar atento a algumas delas. A carga horária deve ser no máximo de seis horas diárias e 30h semanais. Exceto em caso de pessoas com deficiência (PcDs), o contrato não pode ultrapassar o período de dois anos. A cada 12 meses na mesma organização, ou proporcional, há 30 dias de recesso remunerado, podendo ser desfrutado ou pago em dinheiro.

Outros direitos também são garantidos pela Lei 11.788/2008, como a remuneração por meio da bolsa-auxílio. Ela não tem um valor determinado, mas aconselho sempre os executivos a oferecerem uma quantia compatível com as atividades exercidas, a qualificação exigida e o custo de vida no local. Esse recurso, muitas vezes, é utilizado para arcar com os estudos, ajudar nos gastos em casa ou até sustentar uma família.

Quando há deslocamento até o escritório, também é obrigatório o pagamento do auxílio-transporte. Dessa forma, no caso do modelo remoto, não existe essa necessidade. Entretanto, é interessante a entidade oferecer um auxílio home office para a obtenção de um pacote melhor de Internet ou compra de equipamentos de qualidade para alcançar um bom rendimento.

Além disso, é celebrado um Seguro de Acidentes Pessoais. Ele abrange situações ocorridas durante o período de vigência do TCE, 24 horas por dia, em todo território nacional. Os capitais segurados cobrem morte ou invalidez permanente, total ou parcial, provocadas por acidente. Os valores de indenizações constam no Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e são compatíveis com o mercado.

O auxílio da tecnologia para os estagiários

Após o ingresso desse novo integrante, é preciso designar um gestor com vivência ou formação naquela área para supervisionar até dez estagiários simultaneamente. Para o ato educativo escolar ser positivo, algumas medidas devem ser tomadas visando a ambientação e o aprendizado do discente.

Nesse sentido, a tecnologia é fundamental. Por meio de ferramentas como o G Suite, WhatsApp, Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, entre outras, são feitas reuniões via videoconferência e atividades recreativas para unir o time. Inserir esse hábito na rotina é essencial nos dias atuais para criar a sensação de pertencimento.

Nos últimos dois anos, observamos em diversos países a Great Resignation (grande renúncia, em tradução literal). Ou seja, milhares de cidadãos pediram demissão dos seus cargos porque buscavam mais flexibilidade. Segundo dados do relatório “Trabalho remoto: Tendência veio para ficar”, realizado pela KPMG, 89% das entidades mundiais iniciaram o processo do teletrabalho.

No entanto, existem outros aspectos envolvidos nesse tema. É também a opção de fazer horários diferentes, de acordo com os compromissos corporativos, acadêmicos e pessoais de cada dia. No caso do estágio, a legislação prevê a possibilidade de reduzir pela metade a jornada na época de provas. Contudo, o calendário de avaliações deve ser enviado para a organização no início do período letivo e essas horas podem ser descontadas no fim do mês.

Com a consolidação do modelo digital e o bom desempenho do estagiário, ele pode ser efetivado e se tornar um pilar importante do seu negócio mesmo estando fisicamente distante. Em breve, esse ciclo se renovará e esse membro representará a alta cúpula e dará a chance para novos jovens terem essa experiência.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas