terça-feira, agosto 3, 2021

Home office? Veja como evitar que o trabalho invada sua vida pessoal

Trabalhar em casa pode ser incrível. Mas quando sua casa é também seu escritório, separar sua vida profissional da vida pessoal pode ser um desafio. E sem essa separação, pode ser fácil para o trabalho começar a se espalhar por toda a sua casa e invadir o resto da sua vida, tornando difícil se desligar e gastar tempo com outras coisas que realmente importam (como sua família, amigos, hobbies etc).

Por que separar sua vida profissional e doméstica é tão importante

Comecemos pelo princípio – antes de falarmos sobre como evitar que sua vida profissional prejudique sua vida pessoal quando você trabalha em casa, vamos falar sobre porque, exatamente, isso é tão importante.

Ajuda a evitar o burnout

As pessoas não podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles precisam ter outras coisas acontecendo em suas vidas. Essa atitude de sempre trabalhar pode causar uma variedade de resultados negativos, incluindo problemas de sono, relacionamento e esgotamento.

Tirar um tempo do trabalho pode dar a sua mente e corpo o tempo de que você precisa para descansar, se recuperar e dar às outras áreas de sua vida (como o sono) a atenção que merecem – e quando você voltar ao trabalho, terá energia renovada para fazer as coisas.

Possibilita que você relaxe

Sua casa deve ser um lugar para relaxar – mas para as pessoas que trabalham em casa, isso pode ser um desafio.

Se tudo e todos em sua casa o lembrarem do trabalho, você vai sentir que precisa trabalhar o tempo todo e não vai conseguir descansar e relaxar o que precisa para se sentir bem. Por exemplo, trabalhar na cama pode ser confortável, mas se você começar a associar sua cama ao trabalho, será mais difícil para o seu cérebro relaxar e dormir na hora de apagar as luzes.

Criar um claro senso de separação entre a vida profissional e a doméstica, tanto física quanto psicologicamente, pode tornar mais fácil para você desligar e relaxar no final do dia de trabalho.

É bom para as pessoas em sua vida

Se você está solteiro ou mora sozinho, a pessoa que mais sofrerá o impacto de seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal será você. Se você tem uma família, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

Você precisa ser capaz de se desligar e dar às pessoas mais próximas o tempo e a atenção que elas merecem; caso contrário, seu trabalho pode ter um impacto seriamente negativo em seus relacionamentos.

Como evitar tudo isso?

Obviamente, evitar que sua vida profissional prejudique sua vida pessoal é fundamental se você deseja se sentir feliz, saudável e equilibrado. Mas como, exatamente, você faz isso? Aqui estão algumas dicas de pessoas que fizeram isso funcionar, e que podem ajudar você a delimitar essa separação:

1. Horários paralelos de trabalho

Quando você trabalha em casa, e em horário alternados dos seus familiares, pode acontecer um afastamento. Por isso, o ideal é que as pessoas de casa mantenham o mesmo horário de trabalho.

Se você mora com um parceiro ou com filhos, é importante dedicar algum tempo a eles, em vez de sempre dividir sua atenção entre as obrigações familiares e de trabalho. Agendar horários paralelos (por exemplo, trabalhar fora enquanto seus filhos estão na escola ou durante as mesmas horas em que seu cônjuge ou outra pessoa importante está no trabalho) permitirá que você faça as coisas, mas ainda terá tempo para se conectar com seus familiares quando estiverem em casa.

2. Defina um horário limite

Pode ser fácil perder a noção do tempo quando você está trabalhando em casa. E quando você finalmente toma fôlego e olha para o relógio, de alguma forma as horas se passaram – e você trabalhou muito mais do que pretendia. É tão fácil dizer a si mesmo “apenas mais cinco minutos” ou “apenas mais um e-mail”. Mas trabalhar em horas loucas pode deixar seu corpo fora de controle.

Mesmo como adultos, precisamos da rotina para ter um senso de consistência, porque senão demoraria muito para descobrir onde estamos e o que deveríamos estar fazendo. Definir um horário limite todos os dias – e cumpri-lo – pode ajudar você a manter seu trabalho sob controle (e evitar que interfira nas coisas que você deseja e precisa ser feito depois do trabalho).

3. Se puder, separe o escritório do restante da casa

Já ouviu o ditado “longe da vista, longe da mente?” Bem, isso também se aplica ao seu espaço de trabalho. Se você usa uma sala dedicada como seu escritório em casa, afaste-se no final do dia e deixe todo o seu equipamento de trabalho, como laptop e telefone comercial, para trás. Em outras palavras, literal e figurativamente feche a porta do trabalho para que você possa seguir projetos pessoais, passar um tempo com a família ou apenas relaxar bem e à moda antiga, sem sentir a pressão do escritório.

Se você não tem um espaço de trabalho fechado, não se preocupe! Você pode criar alguma separação física com uma tela ou uma estante bem posicionada. E se isso também não for uma opção, encerrar o trabalho em andamento e limpar a mesa já um excelente começo.

4. Programe um tempo livre da tela

Um dos meus maiores desafios em criar separação entre o trabalho e a vida doméstica é o tempo constante na tela. Basta estar perto do celular para dar aquela olhadinha no  email, e pronto –a cabeça já se vira para o trabalho.

Por isso, é interessante ter um horário definido em que telefones, laptops, tablets e telas são proibidos, permitindo que você se desconecte totalmente.

Quando você trabalha em casa, é tão fácil estar sintonizado no trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas lembre-se, sua casa é sua casa primeiro – e seu escritório depois. E se você quiser ter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que você deseja (e merece!), deve tratá-lo dessa forma.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas