quarta-feira, junho 3, 2020

Empatia é a chave para o sucesso na carreira

É seu primeiro dia em seu novo emprego – alguém de fora que foi contratado para substituir o gestor, de saída de uma empresa de papel de médio porte. Você nunca encontrou seus novos funcionários, a maioria dos quais tem trabalhado há mais de uma década. Como você se apresenta?

 

Se o seu primeiro instinto é um aperto de mão agressivo e uma declaração nonsense de suas intenções, você pode querer pensar sobre o assunto novamente. Segundo a psicóloga social Amy Cuddy, da Harvard Business School, seus novos funcionários irão subconscientemente julgar se eles podem ou não confiar em você não com base em quão competente ou mesmo transparente você parece, mas pela forma calorosa e amigável que você é.

 

“Quando formamos a primeira impressão sobre uma pessoa… Estamos julgando o quão… confiável a pessoa é e tentamos responder à pergunta: “Quais são as intenções dessa pessoa para comigo?”, disse Cuddy em entrevista à revista Wired.

 

Esta tendência é um legado deixado por nossos antepassados.

 

“Os ancestrais humanos evoluíram como animais que vivem em grupo como uma resposta mais eficaz aos ambientes desafiadores em que nossos antepassados viveram”, disse Dave Winsborough, vice-presidente de Inovação da Hogan e diretor da HoganX. “Nós prosperamos porque nos unimos para encontrar comida, derrubar a caça selvagem, se defender contra o ataque de tribos rivais, e compartilhar os encargos da criação dos filhos”.

 

“A confiança é … uma parte central da nossa capacidade de sobreviver em ambientes complexos”, escreveu o doutor Art Markman, professor de Psicologia da Universidade do Texas. “Quando nós cooperamos, nós somos capazes de superar praticamente qualquer obstáculo. Isso, é claro, tem confiança, não apenas um no outro, mas nos líderes que nos organizam”.

 

Essa necessidade de confiança remete às organizações modernas. As pessoas dependem de seus líderes e empregadores para terem seus melhores objetivos no coração. Esta opinião é confirmada em uma grande meta-análise de personalidade e performance de líderes, publicada na Psychology Journal of Applied , pelo Dr. Jeff Foster, vice-presidente de ciência da Hogan, e Dr. Blaine Gaddis, gerente sênior de produto da investigação. Gaddis e Foster encontraram uma forte correlação entre a escala Hogan Personality Inventory (HPI) de sensibilidade interpessoal  e escalas de confiabilidade.

 

A sensibilidade interpessoal descreve o tato das pessoas, perspectivas, e sua capacidade de formar e manter relacionamentos. Em outras palavras, a sua capacidade de ler o ambiente e ter empatia com os outros. Então, como você pode ser mais compreensivo quando você conhece alguém. Ao ficar de conversa fiada, de acordo com Cuddy.

 

“Eu acho que as pessoas cometem o erro, especialmente em ambientes de negócios, de pensar que tudo é a negociação”, disse ela na Wired. “Eles pensam: ‘eu posso melhorar a base primeiro para que possa estar no comando do que acontece’. O problema com isso é que você não vai fazer com que a pessoa sinta o calor em sua direção. O acolhimento é realmente sobre fazer a outra pessoa sentir-se compreendida. Eles querem saber que você os entende”.

 

“Você também pode estabelecer a confiança ao coletar informações sobre os interesses de outras pessoas – deixe-os dividir coisas sobre eles mesmos”, ela continua. “Só as pequenas conversas já ajudam enormemente. A pesquisa mostra que cinco minutos de bate-papo antes de uma negociação aumenta a quantidade de valor que é criada na negociação”.

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