terça-feira, agosto 4, 2020

Cinco verdades sobre a liderança que ninguém admite

Já trabalhou para um líder que deixou uma impressão tão positiva na sua vida, que você ainda conta aos outros sobre isso?

Se você já experimentou esse tipo de liderança, provavelmente, a razão pela qual você se lembra dessa pessoa é tão vividamente por causa de como ele fez você se sentir. As pessoas tendem a esquecer que a liderança não é apenas uma questão de habilidade cognitiva (inteligência); é uma questão, também, de inteligência emocional.

A jornada em direção à liderança nunca é fácil. E o ponto de partida para esta jornada inclui enfrentar algumas verdades difíceis sobre o que realmente define o sucesso da liderança. Veja seis verdades difíceis sobre a liderança, e que definem o seu sucesso como líder:

  1. Você não pode se chamar de líder se não se comunicar como um.

Muitos líderes têm uma imensa dificuldade em se comunicar de maneira a inspirar, motivar e incluir outros nas decisões que beneficiarão a equipe.

A comunicação eficaz não é apenas saber falar; muitas vezes, ainda mais importante é ouvir ativa e intuitivamente a história da outra pessoa, fazer perguntas, e captar seu significado e compreensão.

  1. Você não pode se considerar um líder se não operar com integridade.

Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, ofereceu alguns conselhos sólidos para evitar que as organizações cometessem erros cruciais no processo de contratação. Ele disse:

“Nós procuramos por três coisas quando contratamos pessoas. Buscamos inteligência, iniciativa ou energia, e buscamos a integridade. E se as pessoas não têm integridade, os dois primeiros te matarão, porque se você vai contratar alguém sem integridade, você não quer que ela seja ativa na organização”.

O auge do caráter de uma pessoa é sua integridade. Isso deve ser explorado com mais profundidade como um valor não negociável, mas é frequentemente ignorado nas decisões que as empresas tomam ao contratar para cargos de liderança.

  1. Você não pode se chamar de líder se não estiver impactando a vida das pessoas.

Faça a si mesmo esta pergunta: eu tive impacto em alguém hoje?

Os melhores líderes das empresas mais desejadas do planeta têm um compromisso sincero de mudar a vida das pessoas. A pergunta acima tem que ser um lembrete constante que irá ajudá-lo a se apropriar de ser o melhor líder que você pode ser para as pessoas sob sua liderança.

  1. Você não pode se considerar um líder se é tudo sobre você.

Liderança é sobre o altruísmo. Em última análise, é colocar os interesses dos seguidores à frente dos seus — isso gera uma vantagem competitiva sem precedentes.

Para aumentar o impacto e influência como um líder, você deve se lembrar que a liderança é sobre como fazer as pessoas ao seu redor serem uma versão melhor de si mesmas. Para avaliar se você tem essa postura, basta fazer a si mesmo essa pergunta: o que eu estou fazendo todos os dias para melhorar a vida de um funcionário no local de trabalho?

  1. Você não pode se considerar um líder se não for humilde.

Larry Bossidy, ex-CEO da Honeywell e autor do livro Execution: The Discipline of Getting Things Done, explica como a humildade traz resultados e faz de você um líder mais eficaz:

“Quanto mais você pode conter seu ego, mais realista você é sobre seus problemas. Você aprende a ouvir, e admite que não sabe todas as respostas. Seu orgulho não atrapalha a obtenção das informações que você precisa obter os melhores resultados. Não impede que você compartilhe o crédito que precisa ser compartilhado. A humildade permite que você reconheça seus erros.”

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas

Como a LGPD vai levar o RH a uma segunda onda da digitalização

Salvo alguma mudança de última hora – uma proposta de adiamento está em tramitação na Câmara dos Deputados – faltam menos de seis meses...

Cinco hábitos de pessoas malsucedidas – que você pode evitar

O sucesso não é copiar os hábitos de outras pessoas ou seguir um caminho baseado em receitas de autoajuda. A maneira mais...

Solitários, esgotados e deprimidos: o estado da saúde mental dos Millennials

A “Business Insider” analisou o estado de saúde mental da geração Millenial – pessoas com idade entre 23 a 38 anos em...

Conheça seis comportamentos que podem atrapalhar a sua carreira

Fortes habilidades sociais e inteligência emocional são mais necessárias agora do que nunca. Na medida em que as organizações se conscientizam da...

Chefe e colegas de trabalho narcisistas? Aprenda a lidar com eles

Você sabe reconhecer um narcisista? Pessoas com este traço de personalidade costumam dificultar o seu dia a dia e, se forem tolerados e recompensados,...

Esqueça o carisma: entenda por que líderes humildes são bem-sucedidos

Existe um paradigma no mundo dos negócios que diz que os CEOs de sucesso são ambiciosos, orientados a resultados, individualistas e, acima de tudo,...

A discriminação dos candidatos por meio de testes de seleção

Nos últimos tempos, nunca foi tão alto volume do som das acusações e críticas contra os vários tipos de discriminação: racismo, homofobia e outros,...

Considerando uma mudança de carreira? Então leia esse post

Muitas vezes, uma mudança de carreira parece uma transformação glamourosa - uma imagem blasé do “antes” transformada em um belo “depois” em uma revista...