Pessoas tóxicas existem em todo lugar, e o ambiente de trabalho é um dos locais mais difíceis de lidar com elas, pois é necessário interagir constantemente e, muitas vezes, depender dessas pessoas para dar continuidade às tarefas. Esse perfil de profissional tem o poder de acabar com o clima organizacional de uma empresa, afetando diretamente o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados dos negócios.
Alguns profissionais, quando chegam ao seu limite, acreditam que o melhor a fazer é abrir mão do seu emprego e buscar novas oportunidades em empresas diferentes. Mas, na verdade, deixar seu cargo por causa de pessoas tóxicas pode exigir muito mais trabalho e esforço, pois, além da busca por um novo emprego, você terá de passar por toda a fase de adaptação ao novo ambiente de trabalho e às tarefas atribuídas.
Antes de desistir e buscar uma nova oportunidade para se livrar da pessoa tóxica da sua empresa, considere essas ações:
- Evite qualquer contato desnecessário
A melhor maneira de lidar com pessoas tóxicas é ficar longe delas e evitar que essa personalidade contamine o seu ambiente de trabalho. Não busque criar laços de qualquer coisa próxima de amizade; não há a necessidade de criar uma relação com essa pessoa além do convívio profissional.
Em alguns casos, esse funcionário tóxico trabalha diretamente com você e o contato acaba se tornando inevitável. Desse modo, o ideal é colocar limites, evitar conversas não relacionadas ao trabalho e, principalmente, não dar ouvidos quando ele introduzir assuntos destrutivos sobre a empresa e os colaboradores.
- Se for possível, mude para outro setor da empresa
Se você trabalha diretamente com uma pessoa tóxica e isso tem afetado seu rendimento e até sua saúde, é válido considerar a opção de pedir transferência para um setor diferente, se for possível. Antes de tomar a decisão de deixar a empresa, experimente trabalhar com pessoas diferentes e ficar distante daquelas que tornam seu dia mais difícil. Lembre-se de que as pessoas não deixam as organizações, elas deixam seus chefes tóxicos ou incompetentes.
Considere que a mudança para uma organização totalmente diferente pode ser muito mais trabalhosa e até arriscada, vai exigir maior dedicação para aprender sobre as novas funções e conhecer a empresa e ser reconhecido e respeitado por ela. A troca de setor é mais simples, pois você já conhece o segmento em que a empresa está inserida, as políticas e o ambiente. Você também pode conseguir informações de pessoas dos outros setores, para evitar trocar uma “droga” por outra(s).
- Fique atento ao comportamento dos candidatos que participam de processos seletivos
Quando houver processos seletivos na empresa, é interessante que a equipe de RH leve cada candidato para fazer um teste junto aos funcionários. Assim, é possível avaliar como ele se comporta perante os futuros colegas de trabalho e certas ações já indicam se aquele profissional é tóxico ou não. Pedir para futuros subordinados e/ou pares do futuro contratado entrevistarem os candidatos podem trazer uma luz sobre a “toxicidade” do candidato, pois atitudes dessa natureza acabam emergindo nestas situações.
- Não se deixe abater
Por pior que esteja o ambiente de trabalho, deixar-se atingir pessoal e emocionalmente por esse tipo de pessoa não deveria ser uma opção. Você pode tomar algumas atitudes a fim de melhorar o clima organizacional, conversar com seu chefe (desde que ele não seja o tóxico) sobre as dificuldades que a equipe tem por conta do colega tóxico e, juntos, encontrarem uma solução para que isso não afete ainda mais o desempenho do time.
O mais saudável é ignorar esses profissionais, acreditar no próprio potencial e focar unicamente no seu trabalho.
Para o departamento de RH, é importante ter uma avaliação completa do perfil dos funcionários para encontrar a melhor forma de trabalhar com eles. Avaliações de personalidade de validade cientificamente comprovada podem complementar de forma muito eficácia o processo seletivo. Em especial o Inventário Hogan de Desafios que mensura as tendências disfuncionais que as pessoas apresentam em momentos de estresse ou quando perdem o controle de sua imagem pública é extremamente útil. Este instrumento pode evitar a contratação daqueles candidatos que se vendem bem na entrevista e depois mostram-se verdadeiros “Darth Vaders” no dia a dia.