Liderança não é algo inato – é um conjunto de habilidades que podemos adquirir. Algumas habilidades e traços de personalidade parecem ser importantes e são independentes da empresa onde esses profissionais ou seus times atuam. Veja aqui sete atitudes que tornam alguns líderes mais eficazes do que outros:
- Eles promovem uma visão inspiradora sobre o futuro. Toda liderança de sucesso começa com uma visão, e muitos líderes de sucesso sabem como criar uma visão clara, distinta e motivadora, sempre conectada com os planos estratégicos da empresa. Uma visão reduz as incertezas e dá foco. Líderes altamente eficazes têm a habilidade de expressar sua visão e usam isso para inspirar as pessoas.
- Eles tratam os outros como gostariam de ser tratados. Quando se trata de liderar pessoas, essa é uma regra de ouro. Suas habilidades e experiência podem ter levado você a ocupar um cargo de liderança, mas não tornarão você um grande líder. Líderes que seguem esta regra conseguem inspirar e guiar os que estão à sua volta.
- Eles admitem seus erros. Espera-se dos líderes que eles tenham todas as respostas e que sempre estejam certos – mas na verdade, eles devem ser responsáveis e tomar a responsabilidade de aquilo que fazem. Mesmo os grandes líderes cometem erros, e os mais eficazes são aqueles que reconhecem seu erros e seguem adiante – pois enxergam situações de aprendizado. A transparência permite que eles compartilhem seus erros e as lições aprendidas.
- Eles são parte da ação. Uma grande liderança não se separa do time – eles participam ativamente, formando alianças, desenvolvendo as pessoas e tomando decisões. No final do dia, somente ações produzem resultados. Um líder eficaz deve liderar outros para realizarem as ações que produzirão os resultados.
- São grandes comunicadores. Se você analisar os grandes líderes, perceberá que eles são comunicadores excepcionais. Eles sabem que o importante não é a mensagem, e sim o mensageiro. Um líder excepcional sabe que precisa estar ciente não apenas da situação específica, como também do contexto mais amplo.
- Eles sabem delegar. Quando pensamos em liderança, pensamos em coragem, resiliência, ousadia e determinação – e não em algo como saber delegar. Mas a habilidade de saber delegar é uma qualidade extremamente importante quando se trata de liderança, e é crucial para o sucesso do líder. Se você é um gestor, ou trabalha em um negócio próprio, a delegação é uma das chaves para a liderança eficaz.
- Faz os outros sentirem-se importantes. Líderes eficazes dão atenção a seus subordinados e deixam claro o quanto são importantes, e o quanto querem seu sucesso. O objetivo de fazer os outros sentirem-se importantes está na lista das prioridades dos grandes líderes.