sexta-feira, março 1, 2024

5 motivos para investir em comunicação interna nas empresas

Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, engajar as lideranças como comunicadores é o principal desafio das empresas, com 74% das respostas. Muitas vezes, parte da liderança não sabe nem qual a importância da comunicação interna e por isso não se sente engajada o suficiente para performar como tal.

Visando a fortalecer a cultura e tornar mais claras as diretrizes da empresa, a CI tem papel fundamental no dia a dia e, por isso, é uma área cada vez mais estratégica aos negócios. Neste sentido, sua principal função é facilitar tanto os fluxos de contato, quanto a rotina dos colaboradores, transmitindo informações claras e objetivas, que impactam diretamente na execução do trabalho para alcançar os resultados esperados.

Pensando nisso, Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que atua na gestão, mensuração e automação da Comunicação Interna empresarial, citou 5 motivos para investir na comunicação interna das empresas e no engajamento do colaborador:

  1. Aproximação dos times:

Com a grande tendência do home office, os times estão cada vez mais desconexos. Por isso é importante investir em uma comunicação interna ágil, interativa e efetiva para diminuir as barreiras que a distância colocou entre os colaboradores.

  1. Aumentar a produtividade:

Investir em comunicação interna é sinônimo de aumento de produtividade, uma vez que, com comunicados claros, os profissionais terão conhecimento dos objetivos da empresa e saberão, assim, como alcançá-los.

  1. Retenção de talentos:

Um time engajado resulta em colaboradores satisfeitos com a cultura da empresa. É importante investir em ferramentas de comunicação interna para conquistar e reter os profissionais dentro da organização. “E é justamente para isso que o Comunica.In performa no mercado, buscando ser o braço direito das lideranças na hora da C.I”, completa Hotz.

  1. Resolução de problemas:

Com feedbacks constantes das equipes, as lideranças têm uma maior visibilidade do que está errado nos times e, assim, conseguem solucionar os problemas antes que eles se tornem uma bola de neve. Nessa etapa, a mensuração de dados é uma grande aliada para entender como os colaboradores têm recebido e reagido aos comunicados internos.

  1. Ambiente de trabalho mais aberto, colaborativo e eficiente:

Uma comunicação interna efetiva melhora o ambiente de trabalho, impedindo boatos e ruídos, uma vez que todos os colaboradores estarão cientes das informações pelos meios certos e nas horas certas.

A comunicação interna clara e concisa é essencial para garantir a movimentação e o crescimento da empresa, assim como providenciar um employer branding efetivo e uma maior retenção de talentos. Pensando em melhorar o dia a dia nas organizações, engajar times e, consequentemente, aumentar a satisfação do consumidor final, o investimento em mecanismos de comunicação interna se mostra um forte aliado.

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